3 opções de pós-graduação em cardiologia veterinária

ECG Veterinário
23 junho 2014

3 opções de pós-graduação em cardiologia veterinária

Na rotina do médico veterinário clínico há vários pacientes que são cardiopatas. Embora a doença só cause sinais clínicos mais aparentes quando está muito evoluída, tornar exames como o ECG uma rotina para os cães que são levados para um check up pode trazer um diagnóstico precoce.

Como consequência, o tratamento começa antecipadamente, melhorando a condição da saúde do animal e prolongando a sua vida. Isso tem chamado a atenção de vários clínicos e fazendo com que eles sintam mais necessidade de aprimorar na área, cursando uma pós-graduação lato sensu em cardiologia veterinária.

Esse curso tem como meta a capacitação de profissionais em diagnosticar as principais enfermidades cardiológicas em animais e a determinar o melhor tratamento. Como sempre, visando o prolongamento e principalmente a qualidade de vida do paciente.

Há várias opções de pós-graduação em áreas espalhadas pelo Brasil. Para ajudar na escolha dos profissionais que tiverem interesse em cursá-la, separamos uma lista com algumas delas, mostrando o que oferecem e como funcionam. É válido lembrar que as que colocaremos aqui são os cursos de lato sensu, com no mínimo 360 horas. Caso o profissional precise, ele poderá realizar um mestrado e doutorado abordando a cardiologia.

Confira os cursos:

Cardiologia Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi

O curso é oferecido na cidade de São Paulo e tem duração de três semestres. As turmas são formadas por no mínimo 15 estudantes. Nessa pós-graduação serão abordados temas como: embriologia e anatomia, fisiopatologia, bases farmacológicas e terapêuticas, práticas em atendimento cardiológico, metodologia da pesquisa científica, cardiopatias congênitas e adquiridas, cardiopatias secundárias e neoplasias, protocolos terapêuticos clínicos e cirúrgicos, entre outros. Inscrições e maiores informações aqui.

Cardiologia Veterinária Qualittas

Essa empresa oferece o curso no Brasil todo, inclusive em algumas cidades do interior. O curioso é que algumas disciplinas são realizadas na modalidade EAD, facilitando para o aluno que reside em uma cidade na qual o curso não é oferecido e precisa se deslocar para assistir às aulas.

Dentre os temas abordados encontram-se: embriologia do sistema circulatório; histologia do sistema circulatório; anatomia do sistema circulatório, fisiologia cardiovascular, semiologia do sistema circulatório, eletrocardiografia convencional e holter, ecocardiografia, pressão arterial, marcadores cardíacos, cardiopatias adquiridas, cardiopatias congênitas, cardiopatias felinas, hipertensão arterial e pulmonar, patologia das neoplasias cardíacas, bases farmacológicas do sistema circulatório e terapêutica cardiovascular, síndrome cardiorrenal e manifestações cardiovasculares das doenças sistêmicas, emergências cardiovasculares e ressuscitação cardiorrespiratória, anestesia nas cardiopatias, cirurgia cardiovascular entre outros.

Cardiologia Veterinária – ANCLIVEPA-SP

Essa pós-graduação é chancelada pela Universidade Cruzeiro do Sul e assim como as demais, atende a exigência de oferecer no mínimo 360 horas de aula. As aulas são todas presenciais e ministradas na cidade de São Paulo. Há um processo seletivo que costuma ocorrer anualmente e que aceita a participação de médicos veterinários. Temas como hemogasometria, doença valvar crônica, dirofilariose em cães e gatos, endocardite infecciosa, cardiomiopatia dilatada idiopática em cães, cardiomiopatias felinas, cardiomiopatias secundárias em cães e gatos, cardiomiopatias arritmogênicas, hipertensão arterial sistêmica, hipertensão arterial pulmonar, tromboembolismo arterial entre outras são abordados nesse curso.

Estudar, se aprimorar e qualificar é essencial para exercer a medicina veterinária, oferecendo sempre o melhor ao paciente e os tratamentos mais modernos.

Ficou interessado nessa área? Qual curso você vai escolher?

Conte pra gente nos comentários!

Você já conhece o InCardio?

Solicite o catálogo online!

Conhecer

Leave a Reply