8 erros para evitar em sua clínica veterinária

8 erros para evitar em sua clínica veterinária
11 agosto 2015

8 erros para evitar em sua clínica veterinária

A correria é tanta dentro da rotina veterinária, que fica fácil perder o controle ao ter que administrar todos os detalhes e ainda cuidar da profissão. Veja se você não está cometendo alguns dos principais erros e corrija-os enquanto há tempo!

8 erros que você NÃO pode cometer

Baixar o preço

Muitos profissionais acabam “prostituindo” a profissão. E isso não acontece com exclusividade na Veterinária, este tipo de comportamento permeia todas as áreas, infelizmente. Às vezes, o cliente reclama do preço e acha caro seus serviços, dizendo que outro veterinário costuma fazer mais barato.

Essa disputa por preço é perigosa, pois acaba desvalorizando serviços e você corre o risco de ter que responder ao Conselho Federal de Medicina Veterinária, afinal, há estabelecido preços mínimos de forma a não estimular a concorrência desleal. Cobre o quanto considerar válido para seu trabalho e que seja justo ao cliente. Se você for especialista em sua área, ainda pode cobrar um pouco a mais.

Não usar o marketing a seu favor

Se você não o usar a seu favor, ele pode se virar contra você. Quer dizer, um profissional precisa destacar seus serviços, mostrar o que faz e quais são os diferenciais. O marketing, quando bem feito, traz retornos rapidamente.

Além de anúncios tradicionais, os veterinários podem contar com uma forma prática de mostrar seus serviços: o marketing digital. Através de sites e redes sociais. Fazer-se presente nestes locais é quase o mesmo que existir. Da mesma forma, sua ausência pode fazê-lo desaparecer da cabeça do cliente.

Não investir em você e nos funcionários

Invista em estudos SEMPRE! Nunca deixe de se atualizar sobre os avanços e tecnologias disponíveis. Isso inclui participar de cursos e congressos importantes, sempre que possível. Apesar da agenda cheia, você deve reservar um tempo para o desenvolvimento pessoal. Invista também na capacitação de seus funcionários. Curso de auxiliar veterinário pode ser útil e facilitar sua rotina clínica.

Não manter contato com os clientes

Esquecer completamente seus clientes e pacientes pode ser um “tiro no pé”. Oferecer a devida atenção, ligar para fazer lembretes de vacinação ou quando o pet retorna para casa, podem fazer a diferença entre você e o concorrente.

Falar mal do concorrente

Isto nunca soa bem, além de transmitir total falta de ética. Comentários, quando realizados, devem ser feitos de maneira respeitosa, sem desmerecer o trabalho do colega. O dono do animal, com certeza, não quer ouvir você falando mal de outro veterinário, ele só deseja que você trate bem seu animal de estimação. Afinal, foi por isso que ele chegou até a clínica.

Não ter objetivos definidos

Você alguma vez já se perguntou aonde quer chegar e o que pretende atuando em clínica? Se tornar referência na área? Oferecer serviços diferenciados? Se destacar no mercado? Ser o único centro de referência em determinado serviço no Brasil? Defina seus objetivos e então trace suas metas.

Não acompanhar a gestão da clínica

O veterinário costuma ficar dedicado em regime exclusivo aos atendimentos e cirurgias, deixando a administração de estoque e caixa para outra pessoa. Até aí não há nenhum problema, mas a gestão deve ser sempre supervisionada para que você saiba exatamente o que está acontecendo e não se surpreenda quando analisar os relatórios.

Deixar a clínica suja ou bagunçada

Imagine chegar em um consultório sujo ou com odores ruins. Claro que os animais de estimação acabam, de vez em quando, fazendo algumas sujeiras durante o atendimento. Mas antes de trazer o próximo animal, dê uma geral na sala.

Mantenha a clínica limpa e cheirosa, assim causará boa impressão. Isso também vale para salas de internação, onde os pets recebem visitas. Mantenha tudo limpo, organizado e os animais bem cuidados.

Você conhece outro erro comum que é preciso tomar cuidado e não cometer jamais?  

Conte aqui para gente! . 

Você já conhece o InCardio?

Solicite o catálogo online!

Conhecer

Leave a Reply