Acupuntura veterinária: benefícios, mercado e especialização

Acupuntura veterinária: benefícios, mercado e especialização
16 Maio 2017

Acupuntura veterinária: benefícios, mercado e especialização

A acupuntura veterinária, no seu sentido mais simples, é o tratamento de condições ou sintomas pela inserção de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo, a fim de produzir uma determinada resposta. Pontos de acupuntura também podem ser estimulados sem o uso de agulhas, através de técnicas conhecidas como acupressão, moxabustão, ventosas, ou pela aplicação de calor, frio, água, laser, ultrassom ou outros meios, a critério do veterinário.

Qual é a história da acupuntura na medicina veterinária?

A acupuntura é uma forma milenar de tratamento médico. Acredita-se que a técnica se originou na Índia, há pelo menos 7000 anos, e se desenvolveu nas primeiras dinastias do Império chinês. Missionários jesuítas levaram a acupuntura para a Europa a partir do Oriente no final do século XVII, onde a técnica se espalhou para o resto do mundo.

Pontos de acupuntura específicos foram traçados em seres humanos e animais e conceitualizados por antigos estudiosos chineses para serem conectados entre si e vários órgãos internos via meridianos ou canais.

Cada ponto de acupuntura leva a uma ação específica quando estimulado. Combinações de pontos são muitas vezes estimuladas para tirar proveito das reações sinérgicas existentes. Quais pontos de acupuntura serão estimulados, a profundidade da inserção da agulha, o tipo de estímulo aplicado às agulhas e a duração de cada sessão de tratamento depende da tolerância do paciente, da experiência e treinamento do profissional e da condição a ser tratada.

Em quais espécies de animais a acupuntura pode ser praticada regularmente?

A acupuntura pode ser usada em todas as espécies animais e tem eficácia documentada em uma ampla gama de espécies, incluindo elefantes, cavalos, cães, gatos, macacos e coelhos. No entanto, a técnica tende a ser mais frequentemente usada em animais de companhia como cavalos, cachorros e gatos. A maioria dos animais tolera muito bem o tratamento. No entanto, pode ser necessário imobilizar suavemente o animal durante o primeiro tratamento para minimizar o desconforto. Como regra, os animais relaxam e se comportam calmamente para tratamentos subsequentes.

Quais são as condições mais frequentemente tratadas com a acupuntura?

Na medicina veterinária, há evidências do sucesso da acupuntura para o tratamento de distúrbios dos sistemas reprodutivo, musculoesquelético, neurológico, pulmonar, gastrointestinal e dermatológico. As condições mais comuns que são tratadas pela técnica incluem lesões do nervo traumático, doença do disco intervertebral, mielopatia degenerativa, epilepsia e outras doenças do sistema nervoso central. A acupuntura também é muito eficaz no tratamento de dores crônicas tais como a causada pela doença articular degenerativa.

Como o animal de estimação pode se beneficiar da acupuntura?

A acupuntura estimula a cicatrização de algumas condições e fornece alívio imediato para dores. Quando aplicada corretamente, a acupuntura pode eliminar a necessidade de cirurgia de certas condições. Após a cirurgia, a técnica pode melhorar o nível de conforto dos pacientes e acelerar o período de recuperação pós-operatório. Em alguns casos, pode reduzir ou eliminar a necessidade de medicação crônica.

Qual é o sucesso da acupuntura?

O sucesso do tratamento irá variar de acordo com a habilidade do veterinário, o distúrbio a ser tratado e o número e frequência das sessões de acupuntura. Quanto mais cedo no curso da doença o tratamento for iniciado e mais numerosos e frequentes forem os tratamentos, melhor será a resposta do paciente. Cerca de 25% dos pacientes mostram grande melhora, metade dos pacientes mostram uma melhora significativa mas ainda apresentam alguns sintomas a serem tratados, e 25% dos pacientes mostram uma melhora pouco evidente.

Como posso obter mais informações sobre acupuntura veterinária?

No Brasil, a acupuntura como uma forma organizada de medicina veterinária existe desde 1999, quando foi fundada a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (ABRAVET). A ABRAVET realiza cursos, seminários e conferências regulares e estabeleceu padrões elevados para avaliar a competência dos profissionais através de um programa de certificação. A maneira mais eficiente de encontrar materiais de referência atuais, links e listas de referência é consultando o website da ABRAVET.

E você? Quer se especializar em acupuntura veterinária? Comente com a gente!

Leave a Reply