As 10 raças de gatos mais populares do mundo

19 novembro 2014

As 10 raças de gatos mais populares do mundo

Os gatos domésticos estão adquirindo cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Muitas pessoas já decidiram trocar a companhia canina pela felina, já que cuidar de um gato costuma ser mais fácil do que cuidar de um cão.

Embora exista um número de raças felinas menor do que as caninas, estudiosos do assunto calculam que há cerca de 200 raças diferentes de gatos domésticos. Veja a seguir quais são as mais populares.

As 10 raças de gatos mais populares do mundo

1 – Persa

É uma raça muito popular no Brasil e se destaca pela pelagem longa e farta, com o focinho de aparência “achatada”. É considerado um gato calmo, dócil, companheiro e apegado ao dono.

Com propensão ao excesso de peso e sedentarismo, devem ser estimulados para não engordarem e terem outros problemas de saúde. O porte da raça é considerado de médio a grande. Pode pesar até 6 quilos.

2 – Siamês

É uma das primeiras raças catalogadas. Conhecido como o “Príncipe dos Gatos”, a origem dos Siameses é um mistério. A pelagem pode ser curta ou média e varia entre cores como cinza, branco, preta, marrom, gelo. Geralmente são bicolores.

Outra característica famosa da raça são os olhos aparentemente estrábicos, que podem aparecer em duas cores diferentes: um azul e o outro verde ou castanho. É independente, ativo e perspicaz. Deve ser criado em ambientes médios ou grandes.

3 – Maine Coon

Os gatos da raça Maine Coon estão entre os mais famosos do mundo devido ao tamanho. Os gatos dessa raça são os maiores do mundo, podendo chegar a 1,23 m e cerca de 10 kg.

A pelagem da raça é longa, por isso, demanda cuidados e escovações frequentes. Há mais de 60 combinações de cores que podem ser encontradas nos gatos desta raça.

Os Maine Coon costumam ser bastante ativos, portanto, é melhor criá-los em espaços grandes. São carinhosos, porém independentes e podem passar longos períodos sem a presença do dono.

4 – Abissínio

A raça, que já foi considerada sagrada no antigo Egito, se destaca pela inteligência, versatilidade de adaptação e personalidade altamente sociável. Fiel aos donos, costumam gostar da presença de crianças e demais gatos ou mesmo cachorros. A pelagem dos abissínios é curta e brilhante, a cabeça tem formato triangular e o focinho é arredondado.

5 – American Shorthair

Gato com pelagem curta e corpo forte e robusto. A raça é muito popular nos Estados Unidos e na Europa devido ao seu temperamento manso, afetuoso e brincalhão.

Embora apegado ao dono, não costuma exigir atenção constante, pois tem uma personalidade de fácil adaptação. Pode viver em espaços grandes ou pequenos, inclusive na companhia de crianças e outros animais.

6 – Ragdoll

A raça é considerada uma das mais dóceis e carinhosas do mundo. Seu nome significa “Boneca de Pano”, pois gosta de permanecer no colo de seus donos.

A pelagem é longa e farta e o tamanho é considerado médio – grande. Escovações frequentes são indicadas para não embolar os pelos. Os ragdoll são ideais tanto para espaços grandes quanto pequenos, pois costumam se adaptar bem, desde que seus donos estejam presentes.

7 – Sagrado da Birmânia

Gato com personalidade sociável e vida ativa, é considerado um dos mais belos do mundo. Sua pelagem é média e escurecida em pontos estratégicos do corpo, como patas e focinho. Tem olhos grandes e se dá muito bem com crianças e visitas em geral.

8 – Angorá

Raça bastante popular no Brasil, destaca-se pela beleza de seus pelos longos e traços bem desenhados do focinha e cabeça. Embora tenha personalidade calma, costuma ser bastante apegado aos moradores da casa e demonstra certa dificuldade em aceitar amigavelmente a presença de outros animais, pois é territorialista.

9 – Oriental Shorthair

Originário do Egito, essa raça é bastante ativa, porém, temperamental. Um oriental Shorthair costuma ser bastante centralizador e ter dificuldades em aceitar a presença de outros animais.

É independente, embora apegado ao dono. Não é um gato ideal para famílias muito grandes ou com crianças, pois não interage bem com os pequenos. A pelagem é curta e sua expectativa de vida pode ultrapassar os 20 anos.

10 – Sphynx

É, sem dúvida, a raça mais exótica catalogada até hoje. Embora ainda não seja muito popular no Brasil, muitas pessoas já procuram filhotes de Sphynx para criar.

De porte pequeno a médio, este gato se destaca pela pelagem quase invisível, que deixa a pele à mostra. O Sphynx precisam de limpeza frequente, já que a pele costuma acumular oleosidade devido à pouca quantidade de pelos. A raça é brincalhona, mansa e ciumenta em relação aos donos.

Que raças de gato você costuma tratar com mais frequência?

Comente com a gente!

Você já conhece o InCardio?

Solicite o catálogo online!

Conhecer

Leave a Reply