Case de sucesso veterinário: como decidir os rumos da sua carreira

Case de sucesso veterinário: como decidir os rumos da sua carreira
12 julho 2017

Case de sucesso veterinário: como decidir os rumos da sua carreira

Lembro-me, como se fosse ontem, dos meus últimos dias na faculdade. Eu estava na sala de aula, conversando com nove colegas quando a última aula terminou. Enquanto meus colegas de classe saltaram e dançaram de alegria, fiquei sentado. Lembro-me de pensar que sentiria falta do rigor acadêmico e da estrutura em que estive imerso nos últimos quatro anos. Também lembro-me de sentir medo. Embora tivesse o conhecimento teórico que me tornava um veterinário, eu não me sentia como um.

Olhando em retrospectiva, essa foi a primeira de muitas transições pelas quais a minha carreira passaria. Os primeiros anos da minha carreira foram gastos aprendendo a ser um veterinário competente, como me comunicar efetivamente com a minha equipe, com meus clientes e como confiar em minhas habilidades. Quando me tornei um profissional seguro, descobri que não estava satisfeito como sócio de uma clínica veterinária. Descobri uma nova paixão, negócios veterinários e, com determinação, me dediquei a aprender como administrar um hospital bem-sucedido.

Muitas lições, muitas vezes dolorosas, foram aprendidas à medida que eu passava de sócio para o dono de hospital. Enquanto me empenhava para me tornar um proprietário experiente, continuei a atuar como clínico. Com o passar dos anos, aprendi novas habilidades, como a odontologia veterinária, o que permitiu que eu continuasse me sentindo desafiado como médico. Depois de uma venda hospitalar bem-sucedida, apreciei a flexibilidade que um diploma de médico veterinário oferece. Tive a sorte de ter trabalhado com serviços técnicos veterinários, o que me permitiu adquirir experiência como consultor de negócios veterinários e, mais recentemente, voltar a trabalhar como executivo de relações comerciais.

Como eu decidi que caminho minha carreira seguiria? Quais fatores determinaram como minha carreira cresceria? Corri riscos calculados? Nessa publicação, gostaria de compartilhar alguns conselhos baseados no que funcionou melhor para mim quando fiz algumas transições na minha carreira.

Quem é você?

Para descobrir quais funções você achará mais gratificantes é importante conhecer-se. Existem muitas ferramentas para ajudá-lo a fazer isso e minhas sugestões estão abaixo:

Avaliações de preferências

Como indivíduos, cada um de nós tem uma personalidade que influencia nosso pensamento, emoções e comportamentos. Essas características psicológicas também influenciam a maneira como nos relacionamos uns com os outros, a forma como atuamos e o que dizemos. O auto-conceito e o reconhecimento dessas preferências nos ajudam a identificar nossas preferências profissionais. Os cargos que oferecem um melhor alinhamento entre suas características pessoais e o seu ambiente de trabalho serão sempre benéficas para você e a organização para qual você trabalha.

Como você aprende quais são os pontos marcantes da sua personalidade? Existem muitas ferramentas de avaliação on-line que fornecem esses insights, como o Indicador de tipo de personalidade Myers-Briggs, DiSC e Insights Discovery. Essa autoconsciência ajudará você a identificar as razões que tornam o seu ambiente de trabalho atual insatisfatório. O seu trabalho atual é o tipo de trabalho que atende às suas necessidades?

Strengthsfinder

O Strengthsfinder é uma ferramenta de avaliação on-line. Em vez de se concentrar em traços de personalidade, o Strengthsfinder avalia o que você faz melhor. Muitos veterinários podem usar o teste para verificar os traços fortes da sua personalidade. Qual enfoque da sua personalidade deve ser melhorado? O Strengthsfinder fornece a oportunidade de capitalizar habilidades e conhecimentos inatos e de determinar os cinco principais pontos fortes, além de fornecer recursos para ajudá-lo a entender e desenvolver essas competências.

Qual é o seu “por que”?

Simon Sinek, um cientista social, popularizou o conceito de “círculo de ouro” em seus livros e em suas palestras do Ted-X. Ele teorizou que os indivíduos e as organizações não entendem por que fazem o que fazem, porque começam com o que e o como.

Segundo Sinek explica o que e o como são funções do neocórtex. Essa parte do cérebro é responsável por processar fatos, figuras, detalhes e pelo raciocínio lógico, funções importantes, mas que raramente levam uma pessoa a agir. Nossos comportamentos são melhores motivados através do nosso sistema límbico, que processa sentimentos e emoções e corresponde ao “por que”. O cientista afirma que o “por que” é o que nos tira da cama de manhã. É a essência de quem somos, e a principal força motriz por trás de nossas ações.

Ao considerar as mudanças da sua carreira, uma compreensão clara do seu “por que” é essencial. Armado com esse entendimento, você poderá determinar quais posições e organizações estão mais alinhadas com quem você é. Eu tive alguns debates saudáveis em torno da evolução do meu “por que” pessoal. Acredito que o seu “por que” representa o que você possui de melhor e que continuará a ser uma constante ao longo da sua vida.

Este era o meu “por que”

“Eu sou um veterinário porque adoro ajudar as pessoas mantendo seus amados animais de estimação saudáveis. Ao formar fortes parcerias com meus clientes, meus pacientes também se beneficiam “.

Veja como o meu por que se transformou depois de algumas mudanças na minha carreira profissional:

“Eu sou um veterinário porque adoro ajudar as pessoas mantendo seus amados animais de estimação saudáveis. Ao formar parcerias sólidas de negócios, meus clientes e pacientes se beneficiam “.

Apesar de muitas mudanças de carreira, meu “por que” fundamental permaneceu intocado. Apenas alguns detalhes mudaram.

Valores fundamentais

Os valores fundamentais “são os princípios orientadores que ditarão comportamentos e ações”. Todos os indivíduos e organizações têm valores fundamentais.

É necessário compreender quais são seus valores fundamentais antes de buscar ativamente uma mudança de carreira, para que você possa avaliar em quais organizações tem maior probabilidade de criar uma carreira impactante e duradoura.

Qual é o próximo passo?

Depois de compreender e definir o que é importante para você, é hora de pensar sobre “qual é o próximo passo”? Há várias perguntas a serem feitas ao considerar suas opções. Para ajudá-lo a começar, aqui estão algumas recomendações:

O ponto de partida

Por que você está buscando uma mudança na sua carreira? Analisar o que está indo bem na sua carreira atual e o que poderia ser melhor ajudará a fornecer informações importantes para o seu futuro. Os valores fundamentais da sua organização atual estão alinhados com seus próprios valores? O seu “por que” pessoal se encaixa no foco da organização onde você trabalha? Você ainda está aprendendo e sendo desafiado no seu cargo atual?

Novas habilidades versus um novo emprego

Se você está se sentindo estagnado no seu trabalho atual, o que o tornaria mais gratificante? Existem oportunidades para desenvolver novas competências? Essas considerações devem incluir habilidades avançadas de comunicação, odontologia, comportamento, novas técnicas cirúrgicas, reabilitação, habilidades de gerenciamento de negócios e liderança. Se você deseja negociar com o gerente do hospital onde você trabalha visando adicionar novos e melhorados procedimentos cirúrgicos, esteja preparado para discutir qual será o retorno do investimento ao paciente, à equipe, ao crescimento e ao negócio. Forneça fatos: quanto o treinamento e o equipamento de trabalho adicionais custarão? Qual será o tempo da implementação? Como será comercializado com os clientes? Quão sustentável é o investimento? Como você medirá os resultados?

Como dono de uma clínica, eu tive três sócios que, em momentos diferentes, acreditavam nos benefícios da acupuntura veterinária e queriam oferecer esse procedimento na nossa clínica. Concordei em pagar para que esses sócios frequentassem as aulas e se tornassem profissionais especializados. A acupuntura representava menos de 1% de nossas receitas totais, mas existem diferentes maneiras de medir o retorno sobre o investimento. Pacientes foram beneficiados, clientes ficaram agradecidos e meus sócios desenvolveram novas habilidades e interesses.

Se as suas preferências de trabalho mudaram, as opções incluem trabalhar por conta própria, um emprego na indústria ou em uma fazenda, fazer uma especialização ou explorar uma carreira fora da medicina veterinária. Ao avaliar essas possibilidades, verifique quais os benefícios elas trarão para a sua vida, seja pessoal, profissional ou financeira. Você está disposto a se comprometer com as mudanças que pretende fazer? Por exemplo, fazer uma especialização exige educação adicional. Um período de estágio muitas vezes acarreta um salário mais baixo, o que pode levar a dívidas. Como os benefícios de tal decisão superam os custos? A prática de uma nova carreira requer frequentemente grandes compromissos de tempo, assumir dívidas e a necessidade de desempenhar muitos papéis de trabalho diferentes dentro de um hospital.

Network

Um componente crítico para responder a pergunta “o que devo fazer?” inclui a resposta à pergunta “quem pode ajudar?”. Em vários aspectos da escolha ou da mudança de uma carreira, conselheiros de confiança oferecem diferentes perspectivas e valiosas lições de vida que ajudam no processo de tomada de decisão. Alguns cargos de carreira são mais facilmente acessados através de conexões pessoais. Uma rede robusta de conhecidos é inestimável à medida que você se posiciona para avançar em direção a novos caminhos profissionais.

Pode ser desafiador montar um network. Para introvertidos, fazer novas conexões pode ser desconfortável. Mas, quando abordada com a mentalidade certa, um network é libertador. Ao conhecer novas pessoas, você se expõe a novas ideias e tem oportunidade de ampliar suas perspectivas. Uma rede de conhecidos permite que sejam identificados interesses comuns e que sejam formados relacionamentos colaborativos. Ao se concentrar no que você oferece, um network pode se tornar mais autêntico e infinitamente mais gratificante.

Como e onde você pode montar o seu network? Em toda parte! Existem oportunidades para formar grupos fortes no seu bairro, suas Associações Médicas Veterinárias, outros grupos médicos veterinários organizados, reuniões veterinárias, representantes de vendas da indústria, colegas de classe de sua escola veterinária, ex-empregadores, LinkedIn e grupos profissionais na comunidade.

Avaliando suas escolhas

Quais métodos e ferramentas fornecem confiança para que você considere suas escolhas positivas? Além de avaliar “quem você é” e explorar “qual o próximo passo”, realizar uma análise SWOT é muito útil. Esta análise avalia as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da mudança que você está considerando. Quando combinado com os pontos fortes do Strengthsfinder, esta avaliação ajuda a trazer clareza para sua decisão. Veja um exemplo:

Ao avaliar o risco relativo da mudança na sua carreira, os recursos disponíveis devem ser levados em consideração. Se você decidir se tornar especialista em uma nova área ou se planeja trabalhar por conta própria como consultor ou realizando serviços de reabilitação, você terá renda suficiente para pagar as suas obrigações financeiras pelos os próximos 12 meses?

Se você escolher trabalhar em uma área rural, poderá se mudar em tempo hábil? Para que partes do país você estaria disposto a mudar? Você está disposto a ficar longe de sua casa e da sua família? Você está disposto a trabalhar alguns fins de semana?

Finalmente, quando você gostaria de fazer uma mudança na sua carreira?

Como você pode ver neste artigo, mudanças sábias de carreira exigem esforço, tempo, paciência e perseverança. Na minha experiência, essa mudança vale a pena!

Exemplo de Análise SWOT

Posição hipotética: Veterinário

Use as descrições de competências de trabalho para iniciar a análise SWOT, com informações sobre seus valores fundamentais, seu “por que”, Strengthsfinder e traços da sua personalidade. Use seus pontos fortes e seus pontos negativos para preencher a análise SWOT.

swot

Tradução do texto “You are a skilled veterinarian… What’s next in your career?“, originalmente publicado no site Vet Success.

Leave a Reply