Cientista cria vacina contraceptiva para cães

Cientista cria única vacina contraceptiva para cães
26 julho 2016

Cientista cria vacina contraceptiva para cães

Já pensou em ter a opção de fazer ou não a castração de animais?

É o que propõe uma vacina criada por um cientista da Faculdade de Veterinária e Zootecnia do Chile. Com o crescente número de cães no país, principalmente cães de rua, foi desenvolvida a vacina contraceptiva que poderá ser aplicada tanto em cães quanto em cadelas.

O que é?

A vacina foi desenvolvida a partir de uma fórmula já existente utilizada para castrar porcos. Os efeitos da nova vacina são similares ao de uma castração, porém sem os cuidados pós-operatórios que esta exigem. Outro grande diferencial da nova vacina é a possibilidade de ser reversível para os donos de animais que não querem uma castração permanente, já que a fórmula é baseada em alterações hormonais.

“A graça é que ela funciona para homens e mulheres e é reversível. Muitas vezes as pessoas gostariam que seu animal de estimação em algum momento se reproduzisse e essas são as pessoas que não querem castrar.”, diz o acadêmico.

O custo estimado da vacina será equivalente a qualquer outra utilizada atualmente por veterinários mostrando-se uma opção mais barata para o controle da natalidade canina.

Como?

De acordo com Saenz, “é uma proteína recombinante que induz a formação de anticorpos, que se ligam ao hormônio de libertação da gonadotrofina responsável por iniciar o ciclo reprodutivo em animais, bloqueando a sua atividade e causando uma “imunocastração, muito semelhante ao que seria uma castração cirúrgica mas sem ser” Saenz, veterinário e PhD em Ciências Biomédicas, explica. A vacina não apresentou efeitos colaterais.

Testes

A vacina já foi patenteada no Chile, alguns países da Europa e Estados Unidos e está passando por novos testes antes de ser comercializada.

E você, o que acha dessa opção da vacina além da castração? Conta pra gente nos comentários.

Fonte: Faculdade de Ciências Veterinárias e Pecuárias da Universidade do Chile e Today

1 Response

  1. Fernando Marassi

    Penso ser uma ferramenta interessante para campanhas de esterilização em massa de animais das pessoas de baixa renda. Entretanto, não podemos esquecer dos benefícios da castração precoce para as cadelas e gatas (prevenção dos tumores de mama e da piometra).

Leave a Reply