Coaching para médicos veterinários: entenda o que é e descubra se você precisa

coaching para médicos veterinários
26 setembro 2017

Coaching para médicos veterinários? Entenda o que é e descubra se você precisa!

Você sabe o que é coaching?  Se aplica para médicos veterinários? Coaching é um treinamento profissional que visa ajudar um médico veterinário a produzir resultados extraordinários em sua vida, carreira, empresa ou organização, ajudando-o a diminuir a distância entre onde está agora e onde deseja chegar.

Um coaching é um relacionamento humano poderoso onde treinadores experientes ajudam um veterinário a projetar seu futuro. Um coach ajuda o profissional a criar visões e objetivos para todos os aspectos da sua vida e na criação de estratégias múltiplas para apoiar a realização desses objetivos. Os coachs reconhecem o brilho de cada profissional e seu poder pessoal para encontrar soluções, com responsabilidade e de forma positiva.

Como funciona o trabalho de um coach?

A responsabilidade do coach é, principalmente:

  • Descobrir os objetivos profissionais do médico veterinário,
  • Incentivar a autodescoberta,
  • Elucidar soluções e estratégias vislumbradas pelo cliente para o seu aprimoramento profissional.

Esse processo ajuda o veterinário a melhorar drasticamente suas perspectivas de trabalho, ao mesmo tempo em que aprimora suas habilidades de liderança e o permite atingir todo o seu potencial.

Onde o conceito de coaching se originou?

Historicamente, sempre houve “treinadores” presentes em uma sociedade. Eles podem ser o padre da cidade, o xamã, um ancião (avô, tio) ou algum outro mentor. Antes da evolução dos treinamentos profissionais, coaching era um termo usado principalmente no segmento das artes, atletismo e no mundo corporativo. Muitos executivos contratavam consultores externos como coachs ou mentores para dar-lhes uma visão externa e imparcial da sua estratégia comercial e também para obter ajuda com sua vida pessoal.

Hoje o coaching é dedicado a uma variedade imensa de disciplinas e o público em geral pode encontrar um treinador pessoal para ajudá-lo a alcançar seus grandes objetivos e desejos pessoais e profissionais.

Qual é a filosofia por trás do coaching?

A filosofia por trás do coaching é que nós, seres humanos, temos energia, sabedoria, e habilidades imensuráveis que precisam ser colocadas em movimento. Podemos criar a vida que desejamos de forma rápida e fácil, fazendo parcerias com um coach que nos ajude a utilizar esses recursos e assim alcançar todo o nosso potencial.

A psicologia positiva e as terapias “focadas em solução” são antecedentes do coaching moderno. Em vez de buscar a cura de uma patologia, essas teorias se concentram na mudança de comportamento através da conscientização das escolhas feitas para encontrar os resultados desejados e soluções para os problemas atuais.

Por que o coaching atingiu esse crescimento recorde?

Estamos em um momento em que a prática do coaching continua a crescer e evoluir. Por quê? Simplesmente porque funciona!

Um estudo realizado em 2014 descobriu que dentre os indivíduos que receberam ajuda de um coach:

  • 80% tiveram sua autoconfiança melhorada
  • 73% tiveram suas relações pessoais melhoradas
  • 72% melhoraram suas habilidades de comunicação
  • 70% melhoraram seu desempenho no trabalho
  • 61% melhoraram sua capacidade de gerenciamento
  • 57% passaram a gerenciar melhor o seu tempo
  • 51% melhoraram o desempenho da sua equipe

Um veterinário pode se beneficiar da abordagem holística do coaching para criar um vida mais gratificante e satisfatória e para encontrar e alcançar seus sonhos.

Ter sucesso profissional requer o auxílio de profissionais como o coach e também a tomada de decisões estratégicas. Saiba agora como decidir os rumos da sua carreira na medicina veterinária

Leave a Reply