Com que frequência você reajusta o valor dos seus serviços?

Com que frequência você reajusta o valor dos seus serviços?
30 Maio 2017

Com que frequência você reajusta o valor dos seus serviços?

O varejo é uma área prática na qual muitos veterinários tendem a se sentir desconfortáveis. Um veterinário normalmente não é treinado em técnicas de marketing e vendas e, portanto, pode ser puxado para fora de sua zona de conforto ao exibir e comercializar produtos veterinários e ao cobrar por suas consultas.

O segredo para o sucesso de uma clínica veterinária é usar o marketing para criar consciência e estimular uma ação por parte dos clientes. Como em qualquer outro ponto de venda, há algumas ideias de planejamento estratégico específicas para a prática que você pode implementar em sua clínica para ajudar a estimular as vendas. Mas como saber quais valores devem ser cobrados pelos serviços veterinários?

Preços competitivos

Para serviços sensíveis aos preços, como vacinas e cirurgias eletivas, use uma estratégia de preço competitiva. Ao oferecer esse serviço a um dono de animal de estimação, compare o valor cobrado com práticas semelhantes da área médica. Se puder, descubra quais clínicas fornecem um nível semelhante e qual valor cobram por esses serviços. Ao determinar o preço, considere também o tempo que será gasto para realizar a cirurgia ou para aplicar uma vacina.

Preços com base no custo

Veja como usar uma estratégia de preços baseada em custos: para aplicar uma medicação padrão, adicione uma margem média de 150% ao custo do medicamento, incluindo impostos sobre vendas e transporte. Também inclua uma taxa de dispensação de R$ 9 a R$ 13. Compare este total com o valor mínimo da sua consulta. Cobre do cliente o valor mais alto. Taxas para a aplicação de um medicamento e taxas mínimas de consulta também podem variar de acordo com a média dos preços cobrados pelas clínicas veterinárias da região onde a sua empresa se localiza.

Para produtos de controle de pulgas e antibióticos, adicione uma margem de 100%. Se armazenar medicamentos que permanecem nas prateleiras por três meses ou mais, adicione uma margem de 200% a 275% para cobrir os custos adicionais de manutenção.

Preço dos serviços dos médicos com base no valor

Para serviços que envolvem tempo e conhecimentos médicos, use uma estratégia de preços baseada em valor. Os serviços baseados em valores incluem procedimentos de laboratório, diagnóstico por imagem, hospitalização, odontologia e cirurgias não-eletivas. Suas taxas baseadas em valor podem ser maiores do que qualquer outra prática, desde que os clientes recebam o valor correspondente ao preço.

Ao precificar uma consulta médica é importante levar em conta que todo o paciente tem direito ao retorno, que equivale a uma nova consulta: consome tempo, conhecimento e muitas vezes o paciente precisa de uma nova avaliação física. Logo, não deixe de atribuir um valor ao retorno ao calcular o preço da sua consulta.

Revise seus preços trimestralmente e implemente aumentos conforme o necessário. Se os seus honorários forem inferiores às recomendações das fontes publicadas, se os seus custos aumentaram, se a sua prática se tornou melhor ou se melhorou o nível de cuidados que oferece, aumente os seus honorários. Monitore a qualidade de seu atendimento ao cliente e do atendimento ao paciente para garantir que ambos refletem sua estrutura de taxas. Certifique-se de enfatizar para o seu cliente o benefício médico de aumentar as taxas. E invista nos recursos necessários para continuar a elevar o cuidado ao paciente e concentre-se em fornecer o valor que seus clientes desejam com a maior eficiência.

E você? Como reajusta o valor dos seus serviços? Comente com a gente!

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