Como indicar a melhor ração para o cachorro do seu cliente

Eletrocardiograma em animais
03 setembro 2014

Como indicar a melhor ração para o cachorro do seu cliente


O cachorro necessita de uma alimentação balanceada que contenha nutrientes que forneçam a energia que eles precisam. Sendo assim, essa é uma das maiores preocupações dos donos de cachorros que não medem esforços para oferecer ao animal a melhor qualidade de vida possível. Escolher a melhor ração nem sempre significa escolher a melhor marca. O que realmente faz a diferença é a qualidade da ração e isso vai refletir no brilho do pelo do animal, no físico, na energia e até mesmo na quantidade de fezes. E para ajudar esses donos, preparamos algumas dicas que são importantes e vão ajudar muito.

Idade e estilo de vida do animal

Alguns detalhes como idade e estilo de vida devem ser levados em conta. Cada fase exige uma nutrição específica, como por exemplo, os filhotes que estão em fase de crescimento e precisam de uma alimentação balanceada, com alta digestabilidade e densidade energética e nutricional. Quanto ao estilo de vida, é preciso ficar de olho nos animais sedentários que por não praticarem atividade física podem engordar facilmente e precisam de uma ração que controla o ganho de peso.

Os cães adultos que têm alto índice de atividade gastam mais energia e isso faz com que a quantidade de ração seja maior do que a de um cão sedentário ou com nível de atividade moderado. O porte do animal também vai influenciar na a quantidade e na qualidade da ração que ele precisa.

A alimentação certa para cada raça

Cada cão possui particularidades e necessidades nutricionais específicas. Portanto, na hora de indicar a ração é importante conhecer bem a raça, além do porte do animal, o estilo de vida, a idade e até mesmo o ambiente em que vive. Lembrando que a alimentação inadequada pode aumentar a predisposição para o aparecimento de doenças e aumento de peso.

O que levar em conta ao escolher a melhor ração?

Composição nutricional

Possuir proteína de origem animal é um fator importante já que os cães são carnívoros. Além disso, a ração deve ser feita de alimentos com alto valor nutricional e que sejam facilmente aproveitados pelo organismo do animal. As rações que possuem arroz na composição e fontes de ácidos graxos são mais interessantes e saudáveis do que as que possuem apenas subprodutos do milho e óleo de soja. A soja é considerada um alérgeno e alguns animais podem ser suscetíveis a ela. O importante na hora de observar a composição nutricional é ficar de olhos nos ingredientes que realmente acrescentam à saúde do animal, pois alguns como as uvas passas, são tóxicas e fonte de açúcar, sendo prejudiciais para a saúde do cão.

Teor de Proteína

Um adequado teor de proteína é fundamental para que o animal tenha boa saúde, afinal, são animais carnívoros. O ideal é que o teor de proteína bruta esteja seja igual ou superior a 25% da composição nutricional. A maioria das rações Premium possui alto teor de proteína e essa informação pode ser vista no rótulo do produto. Uma dieta rica em proteína proporciona ao cão o aumento e a manutenção da musculatura, pele e pelos mais saudáveis, sistema imunológico mais resistente, além de controle de peso.

Menos Aditivos: conservantes, estabilizantes, aglutinantes, espessantes, têm sua importância na conservação do produto. Porém, também podem causar ao longo do tempo alguns problemas de saúde. Portanto, uma alimentação baseada exclusivamente em aditivos deve ser evitada. Quanto menos aditivos, melhor. Observe a composição nuticional e esqueça as colorações. Uma boa dica é optar por marcas que utilizam conservantes naturais e não incluem corantes em sua formula.

Como se percebe, escolher a ração ideal para um cão é uma tarefa delicada que requer atenção e muita informação. Porém, com cuidado e um pouco de pesquisa é possível indicar a melhor opção para seu cliente e ainda deixar o animal mais saudável e feliz.

Seus clientes costumam ter dúvidas sobre ração?

Compartilhe sua experiência nos comentários!

Você já conhece o InCardio?

Solicite o catálogo online!

Conhecer

Leave a Reply