Como limpar e tirar o cheiro do xixi de gato?

23 Maio 2016

Como limpar e tirar o cheiro do xixi de gato?

Muitos tutores reclamam que o seu gato está fazendo xixi fora da caixinha de areia. Isso pode acontecer por vários motivos, como a demarcação de território. A urina dos felinos serve para ele mostrar que aquele local é dele. Por isso, muitas vezes, ele espirra xixi pelos móveis e cantos da casa. Mas como limpar e tirar o cheiro desagradável da casa? Esta pergunta será ouvida pelo médico veterinário por muitas vezes durante a rotina clínica.

Além das dicas de limpeza, é importante informar que isso é mais comum em gatos machos não castrados e pode se tornar mais frequente em casas com mais de um animal. Caixinha sanitária com areia suja, colocada em local inadequado ou até quantidade de caixinha sanitária em número menor do que o necessário também podem levar o bichinho a fazer as necessidades em local inapropriado.

O ideal é ter uma caixa de areia por gato e mais uma. Por exemplo, se a pessoa tem quatro gatos em casa, deve ter 5 caixas de areia. É necessário colocá-las perto do canto da parede, em local com pouco movimento, para que ele se sinta confortável. Doenças no trato urinário também podem estar dentre as causas do xixi fora do lugar. De qualquer maneira, é preciso limpar o xixi do gato.

As dicas a seguir podem ser dadas por você, veterinário, para o seu cliente. Confira!

Dicas para orientar o tutor a limpar o xixi do gato

  •          Roupas: se a pessoa identificar o xixi na hora, pode misturar vinagre e sabão de lavar roupa e colocar no local. Depois, é só lavar normalmente. Em casos nos quais o tecido já está seco, pode usar bicarbonato de sódio também ou acrescentar um copo de vinagre na hora de enxaguar a roupa, na máquina ou a mão.
  •          Tapete: a primeira coisa a ser feita é absorver a urina do gato. Usar papel toalha no local e retirar o máximo de xixi que conseguir. Não esfregar. Pegar meio copo de água e completar o copo com vinagre. Colocar sobre o local e esperar secar. Depois, no local do xixi, colocar bicarbonato. Misturar uma parte de detergente para quatro de água e umedecer o bicarbonato colocado. Esperar secar e escovar a área. Lembrar-se de que alguns tecidos podem manchar com o bicarbonato. É bom testar em algo semelhante antes de usar.
  •          Sofá: fazer o procedimento igual ao do tapete, porém, tendo mais cuidado na hora de secar o xixi. Lembrar-se de que se não fizer esse procedimento corretamente, o líquido colocado posteriormente podem fazer com que a espuma absorva a urina. Se o sofá for de corino, pode lavar o locar com uma esponja, água e sabão neutro.
  •          Quintal e chão: há desinfetantes específicos para limpar e tirar cheiro de dejeto animal. Eles têm boa eficácia e são encontrados com facilidade em supermercados. No geral, ficam em prateleiras próximas ás da ração e petiscos. Além deles, pode usar água sanitária ou Lysoform, que são produtos comumente usados nos lares, matam bactérias e ajudam a eliminar o cheiro de xixi de gato.

Castrar o felino de estimação vai ajudar a diminuir o problema de xixi fora do lugar. Além disso, é necessário ficar atento e ver se esse comportamento não mudou por algum motivo específico. Por exemplo, se o gato é castrado, só fazia xixi na areia e passou a fazer fora dela, algo está errado. Verifique a higiene, o local e o tipo de areia usada. Um exame clínico pode também diagnosticar algum problema no trato urinário, se for este o caso.

Esta pergunta é frequente em sua rotina clínica? Deixe seu comentário! 

Leave a Reply