Conheça as novidades da medicina veterinária

Conheça as novidades da medicina veterinária
07 julho 2015

Conheça as novidades da medicina veterinária

Novos tratamentos, medicamentos e até acessórios que podem melhorar a qualidade de vida dos animais são lançados com frequência. O bom, é que doenças que muitas vezes levavam o animalzinho a óbito, como é o caso da parvovirose, acabam ganhando novas alternativas de tratamento, oferecendo maiores chances de recuperação. As novidades na medicina veterinária aumentam a cada dia, e a seguir, você poderá conhecer algumas delas!

Novo tratamento para Parvovirose

Uma das doenças que mais mata cães, a parvovirose, é algo presente na rotina do clínico de pequenos animais.  A Nutripharme apresentou na Revista Cães e Gatos um tratamento inovador, que promete revolucionar o tratamento dessa doença.

Trata-se de imunoglobulina oral que já foi testada e teve ótimos resultados. O estudo foi feito em parceria com a Universidade Federal do Paraná e os animais doentes que receberam o tratamento, junto ao restante do suporte, tiveram uma melhora significativa em apenas dois dias.

Ração sem glúten

A alimentação sem glúten também chegou à nutrição dos pets. Uma nova ração foi lançada pela “Total Alimentos”, a “Equilíbrio Grain Free”. Sem grãos e sem glúten, é uma opção de alimentação equilibrada e proteica aos pets. Pode ser indicada para atender ao público que aderiu ao movimento “não ao glúten” e quer que o animal de estimação também participe. Uma maneira de garantir a nutrição equilibrada e satisfazer o dono.

De acordo com a empresa, ela ainda auxilia no controle do tártaro, diminui o odor das fezes, é sem corantes e aromas artificiais, livre de grãos e livre de transgênicos.

Coleira contra a Leishmaniose

O novo produto é mais uma alternativa para proteger animais da Leishmaniose e combater carrapatos e pulgas. Produzida pela Ourofino, a coleira “Leevre” tem como princípios ativos Delmametrina e Propoxur que são liberados de forma lenta e gradual. Com isso, ela funciona no combate contra pulgas, por até nove meses, e carrapatos, por até seis meses. Pode ser uma alternativa para ser prescrita em regiões com incidência da doença.

Saúde bucal

A Organnact lançou a Fitodent Palitos feito com plantas fitoterápicas e hexametafosfato de sódio. A promessa é de ajudar a manter a higiene dos dentes e combater o tártaro de cães. Estão presentes na composição: extrato de própolis, estrato de Juá; estrato de Guaçatonga; estrato de Calêndula; óleo de Cravo e hexametafosfato de sódio. Mais uma alternativa para garantir a saúde bucal dos pacientes.

Tratamentos com células-tronco

O tratamento com células tronco já é uma realidade na medicina veterinária. O procedimento tem obtido bons resultados em animais com sequelas de cinomose e problemas locomotores. Uma parceria entre o Instituto Butantan e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)  resultou em uma pesquisa no uso delas para tratar endometriose em equinos.

Nos testes preliminares, os resultados atingiram 100% de êxito. “Houve recuperação de tecidos com degeneração avançada”, declarou o professor de Medicina Animal/Equinos da UFRGS, Eduardo Malschitzkyl, que atuou no estudo junto com a bióloga Lisley Inata Mambelli, da FMVZ-USP.

Conhece alguma outra novidade? Compartilhe conosco nos comentários! 

Leave a Reply