Conheça os tratamentos mais modernos na medicina veterinária!

ECG Veterinário
11 julho 2014

Conheça os tratamentos mais modernos na medicina veterinária!

Com a evolução da medicina veterinária, novos e eficazes tratamentos têm surgido a cada dia. Estes tratamentos prolongam a vida do animal, proporcionando uma melhor qualidade de vida. As novas tecnologias e pesquisas têm apresentado surpreendentes resultados para a cura e tratamento de várias doenças, possibilitado diagnósticos mais ágeis e uma maior chance na recuperação do animal.

Conheça algumas novidades tecnológicas que melhoram o tratamento veterinário.

Telemedicina

A informação é a arma mais valiosa para o tratamento veterinário. A telemedicina é o uso de tecnologias que possibilitam animais que não podem ser transportados em outra cidade por estarem debilitados ou por falta de condições financeiras, ter acesso a especialistas com o intermediário do clínico veterinário. É interessante também para o profissional que pode ter uma segunda opinião e ter um laudo disponível para basear o tratamento ao seu paciente. Isso auxilia e melhora o diagnóstico quanto o tratamento de doenças e complicações.

Eletrocardiógrafo portátil InCardio

É um eletrocardiógrafo portátil com wireless que permite elaborar o laudo do exame de maneira rápida e facilitada. Coletando os dados de EGC do animal, o exame é enviado para o computador por wireless ou USB. O software possui tecnologia avançada que melhora a qualidade do traçado, fornecendo diversos tipos de análise. Quer conhecer mais?  Então saiba mais aqui.

Tratamento com células-tronco

O uso células tronco também está disponível para o uso veterinário. Algumas clínicas já implantaram essa tecnologia para o tratamento de doenças como insuficiência renal crônica e problemas de articulação. As células-tronco podem regenerar tecidos danificados, não apresentando efeitos colaterais. Segundo o veterinário Luiz Fernando Pereira: “Temos conseguido um resultado bastante positivo com os tratamentos. Em 90% dos casos, os animais voltam a ter suas funções restabelecidas, além de melhor qualidade de vida”. Gostou do tratamento?  Então saiba mais aqui.

Acupuntura

Acupuntura em animais

O uso da acupuntura em animais já apresentou resultados positivos. Deixando de ser um tratamento alternativo, a acupuntura foi reconhecida como tratamento na medicina veterinária, sendo possível até mesmo adquirir carteira de profissional especialista. A acupuntura é utilizada para alívio de dor e tensão muscular, fisioterapia, recuperação de movimentos e muitas outras doenças. Apesar de parecer uma novidade, o uso de acupuntura em animais é tão antiga quanto o uso em humanos. Há relatos de que os chineses já usavam esta terapia em animais há 1.400 anos.

Inseticida para a Leishmaniose

Inseticida para a Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença temida por todos aqueles que possuem animais. É uma doença que leva muitos animais a óbito, obrigando os donos a sacrificá-los. Pesquisadores de universidades da Inglaterra estiveram no Brasil visando buscar soluções para prevenir a doença e criaram um inseticida que mata o mosquito transmissor. Com mais este recurso, espera-se diminuir a transmissão da doença. Confira o vídeo para saber mais informações:

Uso de própolis como antibiótico natural

A própolis é um antibactericida natural que pode ser usado no tratamento de pets. É um remédio menos agressivo, tendo menos efeitos colaterais. A própolis verde é o mais indicado para este fim, obtendo bons resultados, tanto em pets quanto usado em humanos. A própolis é antibiótico, antibactericida, antifúngico, antisséptico e antioxidante. Com tantos benefícios, ele também melhora a cicatrização e regeneração de tecidos. O uso é indicado como tratamento alternativo para inflamações na pele e é amplamente usado no pós-operatório.

Eletroporação como tratamento para o câncer

O câncer é um dos maiores responsáveis pelo óbito em animais. Por isso, muitos animais sofrem cirurgias invasivas e complicadas. Mas graças à evolução da oncologia, novos tratamentos menos agressivos têm surgido, como quimioterapia e radioterapia, e também um mais recente: a eletroporação para auxiliar estes tratamentos, aumentando a chance de sobrevivência. A eletroporação envia impulsos elétricos que estimulam e aumentam a capacidade de transporte das membranas das células da região eletroestimulada. Isso aumenta a permeabilidade da membrana das células, permitindo que o agente do tratamento entre com mais facilidade e aumentando as chances de recuperação.

Você já usou algum desses tratamentos?

Comente e compartilhe suas experiências!

Você já conhece o InCardio?

Solicite o catálogo online!

Conhecer

1 Response

  1. Carol

    Eu já usei acupuntura no meu gatinho. Funcionou muito bem. Ele tinha sofrido uma lesão de coluna (gato doido que pulou de um lugar alto). Ele se recuperou muito bem e hoje está ótimo, continua doidinho. Eu adorei a informação do própolis. Vou falar com meu veterinário, pra poder ver isso já. Eu prefiro dar um remédio natural.

Leave a Reply