Cuidados ao elaborar o eletrocardiograma em animais

22 julho 2014

Cuidados ao elaborar o eletrocardiograma em animais

Os problemas cardíacos também atingem os animais, principalmente quando chegam à fase adulta, figurando entre as principais causas de morte entre eles. O aumento da expectativa de vida dos animais é uma das principais causas de problemas cardíacos.

O exame de eletrocardiograma é essencial para avaliar a atividade elétrica do coração. Através desse exame, é possível detectar alterações cardíacas como arritmias (desde as sinusiais até as fibrilações ventriculares), alterações de eletrólitos e o aumento de câmaras cardíacas. Algumas anormalidades cardíacas que não são detectadas por exames clínicos podem ser detectadas no eletrocardiograma e, a partir de então, podem ser tratadas antes que atinjam o estágio avançado da doença.

O exame é simples, não invasivo e indolor e pode ser feito em ambulatórios. É recomendado principalmente para animais mais idosos e antes da realização de procedimentos que exijam anestesia geral ou sedação. A aplicação dos eletrodos em locais específicos na pele do paciente pode ser feita com o animal acordado e o exame tem a duração aproximada de 10 minutos, conforme a colaboração do animal.

A elaboração do exame de ECG pede alguns cuidados, assim como qualquer exame.

Boas práticas na elaboração do ECG

Não é necessário sedar o animal, exceto aqueles que não conseguem ficar parados por um tempo prolongado;

Coloque uma estrutura isolante entre o animal e a mesa;

Retire os acessórios do paciente (coleiras, peitorais);

Não é necessário tosar as áreas em que os eletrodos serão conectados;

Faça a contenção do paciente e posicione-o deitado em decúbito lateral direito, com os membros perpendiculares ao corpo e levemente separados, sobre uma mesa com isolamento elétrico;

Evite ruídos para que o animal não fique agitado, é essencial que o animal se sinta tranquilo. O médico veterinário pode fazer carinho no animal para diminuir sua tensão e tornar o exame menos traumático;

Umedeça os eletrodos com álcool ou gel condutor para melhor aderência à pele do animal. O álcool e o gel fazem com que aconteça a condução elétrica que existe na superfície do corpo;

Evite o contato dos eletrodos com a mesa metálica;

Coloque os eletrodos (do tipo “jacaré”) nos braços, pernas e tórax dos animais;

Posição dos eletrodos em cães e gatos;

A quantidade de eletrodos varia de acordo com o aparelho utilizado. Tomemos como exemplo os Eletrocardiógrafos InCardio for Vets da Inpulse de 10 e de 12 derivações.

Posição do aparelho de 10 derivações:

Os 4 eletrodos dos membros (RA, LA, RR, LR) devem ser fixados ligeiramente abaixo dos cotovelos do animal. Os eletrodos precordiais podem ser colocados da seguinte maneira: V1 (no quinto espaço intercostal, junto ao lado direito do esterno), V2 (no sexto espaço intercostal, junto ao lado esquerdo do esterno), V4 (no sexto espaço intercostal, na junção costocondral esquerda) e V10 (sobre o sétimo processo espinhoso dorsal).

Posição do aparelho de 12 derivações:

Os 4 eletrodos dos membros (RA, LA, RR, LR) devem ser fixados ligeiramente abaixo dos cotovelos do animal. Os eletrodos precordiais podem ser colocados da seguinte maneira: V1 (no quinto espaço intercostal, junto ao lado direito do esterno), V2 (no sexto espaço intercostal, junto ao lado esquerdo do esterno), V3 (no sexto espaço intercostal, equidistante de V2 e V4), V4 (no sexto espaço intercostal, na junção costocondral esquerda), V5 (no sexto espaço intercostal, com a mesma distância de V3 a V4) e V6 (no sexto espaço intercostal, com a mesma distância de V4 a V5).

Posição dos eletrodos em equinos:

A colocação de eletrodos nos equinos é mais prática. Utiliza-se com mais frequência a derivação ápice-base em que o fio amarelo é colocado atrás da axila direita, o fio vermelho na frente da axila esquerda e o fio preto (terra) no pescoço do animal.

Quer saber mais sobre o ECG?

Acesse nosso site e saiba mais sobre esse e outros exames.

Você já conhece o InCardio?

Solicite o catálogo online!

Conhecer