Dúvida: Gato adulto pode tomar leite?

Dúvida: Gato adulto pode tomar leite?
04 Fevereiro 2016

Dúvida: Gato adulto pode tomar leite?

Vai adotar um filhote de gato ou um felino adulto? Por ser um mamífero e mamar até dois meses de idade, muitas pessoas acham que o melhor alimento para o gato adulto ou filhote é o leite. Compram leite de vaca e deixam a vontade para o bichano ou acreditam que o leite de vaca é forte e o diluem na água para oferecer ao animal.

Seja como for, dar leite aos felinos não é o ideal e pode até fazer mal. Gatos, independentemente da idade, têm o alimento específico que deve ser oferecido e, no caso dos filhotes que precisam ser amamentados artificialmente, o leite de vaca não deve ser a opção.

Gatos não gostam de leite? Por que não oferecer?

Sim, eles gostam e se lambuzam se tiverem na frente uma vasilhinha com leite. Embora parte da lactose existente no leite os gatos filhotes consigam digerir, quando a quantidade bebida é maior do que o metabolismo consegue processar, ele pode ter diarreia, flatulência e desnutrição. A desnutrição acontece porque o leite não tem todos os nutrientes que o felino precisa, ou seja, o leite de vaca é nutricionalmente fraco para gatos.

Já no gato adulto o problema é ainda maior, pois a maioria dos animais desenvolve uma intolerância à lactose, a partir da sétima semana de vida, e não conseguem digerir o açúcar do leite. Por isso, ao serem alimentados com leite de vaca, podem passar mal e terem os mesmos sinais que os filhotes.

Contudo, alguns gatos não passam mal ao consumirem leite quando adultos, mas assim mesmo não devem ser alimentados com ele. Se o leite já é pouco nutritivo para filhotes, é ainda menos nutritivo para adultos.

Como alimentar o gato de estimação corretamente?

Quando a pessoa adota um gatinho que perdeu a mãe ou foi abandonado ainda em fase de amamentação, ele precisa receber leite, mas de um tipo específico. Há um leite (sucedâneo) que é próprio para filhotinhos e nutricionalmente balanceado. Ele não é tão bom quanto o da mãe, mas pode ser usado em casos que a amamentação natural não seja possível.

Com 30 dias é possível começar a deixar ração úmida perto deles, para que comecem a aprender a se alimentar. Eles vão demorar, mas vão cheirar e lamber aos poucos. Coloque pouca quantidade e troque com frequência, para evitar moscas e garantir comida fresca. A ração úmida de filhote, após aberta, deve permanecer na geladeira.

Com 8 semanas de vida, eles já conseguem comer ração de gatos filhote. O mesmo alimento deve ser oferecido até os 12 meses e idade e, depois disso, o bichano precisa começar a receber a ração de gato adulto. Tanto a ração para filhotes, quanto a para adulto, são balanceadas e fornecem todos os nutrientes necessários.

Além disso, não se esqueça de deixar água fresca e limpa para ele, perto do local da ração e também longe dele. Alguns gatos não bebem no pote que está perto, por ficar com cheiro da ração.

 

Algum tutor de felino já apareceu em sua clínica veterinária contando que oferecia leite de vaca para o gato? Conte aqui a sua experiência como médico veterinário! 

Leave a Reply