Marketing: Como as clínicas veterinárias podem fazer?

05 julho 2016

Marketing: Como as clínicas veterinárias podem fazer?

A propaganda é a alma do negócio! A frase pode até ser antiga, mas não deixa de ser atual. Como se destacar em um mercado repleto de clínicas veterinárias? Com ações de marketing bem planejadas e bem executadas! Propagandas impressas, site, blog, redes sociais, são muitas as opções para você, veterinário, aumentar o movimento da sua clínica através marketing.

Com tantas maneiras de se fazer marketing, fica difícil de escolher em qual estratégia apostar. Isso depende de muitos fatores, como o tamanho da sua clínica, o tempo que você vai ter para se dedicar a essas tarefas e qual orçamento que você tem disponível. As ações de marketing costumam variar bastante de preço, existindo desde as mais caras até as mais acessíveis, que qualquer clínica veterinária com certeza pode aderir.

Vamos conhecer algumas opções de marketing que podem fazer a diferença em sua clínica? Assim você consegue escolher qual é a ideal para o seu negócio!

Publicidade impressa

Essa estratégia faz parte de um marketing bem tradicional, mas sabendo escolher bons pontos de distribuição e elaborando um material de qualidade, a publicidade impressa costuma ter um bom retorno. Nessa categoria, estão os folders, folhetos, panfletos, cartazes, banner e até outdoors. Você pode escolher alguns desses elementos e criar o seu “kit” de marketing. Uma boa combinação: cartazes, folders e cartões de visita, por exemplo, pois cada um desses materiais serve para uma ocasião.

Com a ajuda de uma agência de publicidade ou de um designer, você pode criar materiais impressos com o logotipo da sua clínica, a identidade visual da marca e conteúdos breves sobre os serviços que você oferece. Atenção, não se esqueça de sempre incluir endereço e telefone nas informações.

Depois disso, é preciso contar com o trabalho de uma boa gráfica para fazer as impressões. Quando tudo estiver pronto, é só fazer a distribuição em pontos estratégicos do seu bairro e região. Condomínios, lanchonetes, panificadoras, escolas e academias costumam ser locais que aceitam que você deixe os seus materiais para os clientes.

Marketing digital

O marketing digital é formado por um conjunto de estratégias modernas, atuais, efetivas e, o melhor, com baixo custo. Hoje em dia, praticamente todo mundo tem acesso a internet e a rede já parte do nosso dia a dia. Justamente por isso, estar presente online é fundamental para ser lembrado.

Para começar a fazer marketing digital, você precisa ter um site. Muita gente acredita que apenas uma página nas redes sociais é suficiente, mas, na verdade, não é o ideal. Isso porque as redes mudam muito e, de tempos em tempos, novas surgem e as antigas deixam de ser usadas. Ter um site é uma garantia de uma presença mais duradora online.

O seu site precisa agregar todas as informações sobre a sua clínica. Os serviços que vocês oferecem, suas especialidades, contato e histórico. Também é fundamental que o seu site tenha um espaço reservado para você começar a fazer um blog sobre veterinária.

Por que fazer um blog?

É através do blog que seu site sempre terá conteúdo atualizado. E conteúdo novo é fundamental para que seu site apareça entre as primeiras opções de procura no google e para que seus leitores voltem a entrar no seu site. Afinal, porque eles acessariam de novo o seu endereço online se lá não vai ter nada de novo?

Com um blog, você consegue mostrar para o público que é um profissional conectado, informado, experiente e atualizado. Isso gera credibilidade e autoridade perante à concorrência. Se o seu conteúdo for interessante, os tutores vão acessar seu blog e também recomendá-lo a outros amigos e, assim, sua clínica vai ficando mais conhecida.

Redes sociais

A divulgação nas redes também é importante. Crie páginas nas redes sociais para a sua clínica e divulgue por lá, periodicamente, os conteúdos do seu blog. Ali é possível interagir com os clientes, respondendo a comentários e pedindo sugestões de novos posts.

 

Quer saber mais sobre como fazer marketing em sua clínica veterinária? Então confira o guia completo que fizemos sobre o assunto!

Leave a Reply