O que é a barriga d'água?

13 agosto 2015

O que é barriga d’água?

O termo “Ascite” é bastante familiar aos médicos veterinários, que recebem em suas clínicas a queixa de que o cão ou o gato está com “barriga d’água”. Os filhotes provenientes da rua e sem bons precedentes podem trazer uma série de doenças a serem investigadas mais a fundo. E é muito comum que a primeira a ser descartada seja a verminose, que apesar de corriqueira, não é a única possível causa.

A Ascite é o acúmulo de líquido na cavidade abdominal do cão ou do gato. Esse líquido pode ser composto por sangue, urina, plasma ou outros, dependendo da causa primária.

Como diagnosticar a Ascite?

Através de exame clínico completo, com palpação e anamnese detalhada, buscando o histórico do animal sobre outras doenças intercorrentes e sintomas relatados. Além disso, a coleta do líquido abdominal por abdominocentese e identificação do conteúdo verifica as possíveis causas.

Hemogramas, eletrocardiogramas, ecocardiogramas, radiografias de tórax e abdômen, ultrassonografia e outros exames por imagem podem ajudar na análise clínica.

Quais os sintomas?

  • Letargia;
  • Depressão;
  • Dispneia (dificuldade respiratória);
  • Cianose;
  • Anorexia;
  • Dificuldade para andar.

Causas da Ascite:

  • Tumor;
  • Hipoproteinemia;
  • Insuficiência Cardíaca;
  • Insuficiência Hepática;
  • Ruptura de órgãos internos, como a bexiga;
  • Doenças infecciosas, como a Peritonite Infecciosa Felina (PIF).

Como tratar a Ascite?

O tratamento depende, em primeiro lugar, da descoberta da causa. Se houver ruptura de órgãos internos, uma cirurgia emergencial será necessária. Se o caso for hipoproteinemia (muito comum em filhotes da rua), é preciso investigar melhor e tratar a falta de proteínas e todas as falhas que levaram a isso.

Em casos de má alimentação e desnutrição, apenas um suporte nutricional indicado pelo veterinário poderá resolver o problema. Já em outros casos, é preciso tratar as infecções. Portanto, cada caso será direcionado de uma maneira, mas normalmente inclui a drenagem do líquido, antibióticos e diuréticos, além de outros medicamentos prescritos pelo veterinário.

É possível prevenir a Ascite?

Devemos sempre estar atentos aos riscos que um animal sofre ao sair na rua sozinho, para que ele não seja atropelado ou machucado. Desta forma, podemos evitar a Ascite por ruptura de órgãos internos.

Ao oferecer alimento de bom valor nutricional, estamos prevenindo a hipoproteinemia e diminuindo a influência da má alimentação no surgimento de alguns tipos de cânceres, como os de intestino. Um check-up regular previne doenças no coração, como a insuficiência cardíaca congestiva direita que, dentre outros sintomas, leva também à Ascite.

Se você já teve alguma experiência como esta, conte-nos nos comentários abaixo. 

2 Responses

  1. Fabio

    Boa tarde, meu cãozinho vira ñata está cim a barriga bem inchada. Eu fiz um exame de toque neke pra ver como está a barriga e ele não reclama de dor, a barriguinha dele está parecendo uma bexiga d’água.

  2. maria rosemar da silveira

    Meu gato está com barriga dágua,levei no veterinário que drenou, tirou quase 600ml de líquido, mas deixou um pouco para evitar desidratação, posso mandar tirar o resto? está medicado para através do remédio absorver o restante.

Leave a Reply