Por que não devemos dar chocolate aos cachorros?

Por que não devemos dar chocolate aos cachorros?
03 junho 2015

Por que não devemos dar chocolate aos cachorros?

Todo mundo que trabalha com saúde e bem-estar animal sabe como é difícil convencer o dono a não dar qualquer tipo de alimento para o seu pet. Um bom exemplo disso é o chocolate! O pobre animal porém, não sabe que ele não deve comer chocolate de jeito nenhum!

O cacau é  uma fruta rica numa substância chamada teobromina. Ela não faz mal para humanos, porque a gente metaboliza suas moléculas bem rápido e, na verdade, um pouquinho de teobromina de vez em quando é até saudável para as pessoas. Mas para cães e outros animais em geral, a história é outra.

Cachorros, diferente de seus donos, são carnívoros, eles não foram feitos para comer vegetais como o cacau e, por isso, eles não estão prontos para digerir algumas substâncias, como a teobromina! Ela passa mais tempo no metabolismo deles e pode acabar intoxicando o bichinho. Os efeitos variam dependendo do tamanho, da idade do cão e da quantidade de teobromina ingerida. Mas eles vão desde problemas no trato digestório, convulsões e até morte.

Açúcar não faz bem aos cachorros

Outro problema do chocolate é a grande quantidade de açúcar presente no doce. Um pedaço de chocolate, dependendo do tamanho, pode ter mais açúcar do que o cachorro deveria ingerir num dia inteiro! Isso sem contar a higiene bucal. Já é difícil encontrar um proprietário que escove os dentes do seu cão de vez em quando, imagine ter que combater ainda o açúcar, o grande companheiro das cáries?

É importante esclarecer aos donos de animais que, através dos anos, cães e humanos aprenderam a viver juntos, mas as duas espécies ainda são bem diferentes, a começar pela alimentação. Nós, seres humanos, somos onívoros. Isso significa que nós podemos comer de tudo, enquanto os cães foram feitos pra viver comendo apenas carne. Alguns deles podem até se aventurar de vez em quando engolindo alguma coisa diferente e não passar mal, mas para quem não é veterinário e não estudou alimentação canina, fica difícil adivinhar qual alimento pode fazer bem ou mal para o cãozinho.

Meu cachorro comeu doce… E agora?

Devemos lembrar que os cães muitas vezes são imprevisíveis e mesmo donos cuidadosos podem ser pegos desprevenidos. Estes são os sintomas que um cão que ingeriu o doce pode apresentar:

  • Excitação e nervosismo;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Espasmos;
  • Ingestão excessiva de água.

O cachorro intoxicado pode mostrar um ou mais sintomas de 6 a 12h depois de ingerir o chocolate, o que é um problema, porque o animal já vai ter passado muito tempo sob efeito da substância. Neste caso, o proprietário deve procurar imediatamente um veterinário.

Infelizmente não há um antídoto para a intoxicação e é necessário que a teobromina seja eliminada naturalmente, o que acontece por via hepática, e não renal. Por isso é importante, pelo menos nas primeiras horas, que o animal fique sob observação de um profissional, sendo administrado tratamento para os sintomas que o cão apresentar.

Chocolate feito especialmente para cães!

É por isso que devemos sempre indicar e destacar a importância de alimentos fabricados especialmente para animais. As fabricantes de ração realizam pesquisas e estudos com veterinários para saber exatamente o que os cães precisam para ter uma dieta balanceada e saudável, produzindo um alimento diário confiável e adequado para a natureza dos nossos bichinhos de estimação.

E para quem reclama que fica “de coração partido” por deixar seu cachorrinho comendo a mesma coisa todo santo dia, existem várias opções de agrados diferentes que podemos recomendar. Até mesmo o chocolate! Na verdade, é uma imitação de chocolate, com aparência e odor semelhantes ao doce, mas que não é feito de cacau, e isso é o mais importante!

Para quem é chocólatra e tem um cãozinho pidão, recomende ter sempre um chocolate para cães em casa. Assim, o proprietário pode compartilhar um dos melhores momentos do dia com seu melhor amigo, sem prejudicá-lo!

Você já sabia que o chocolate não faz bem para os cães?

Conte aqui nos comentários! 

Você já conhece o InCardio?

Solicite o catálogo online!

Conhecer

Leave a Reply