Por que veterinários deveriam oferecer o eletrocardiograma?

Faça da veterinária preventiva um marco do seu trabalho!
ECG Veterinário
10
02 junho 2014

Por que veterinários deveriam oferecer o eletrocardiograma?

Quantas vezes você já se pegou pensando que cachorro devia poder falar com humanos? Por mais que se procure por sinais externos do que está acontecendo com o animal, muitas vezes os sintomas são mascarados e a patologia se encontra tão dissimulada que passa anos despercebida – e, quando finalmente vem à tona, pode já ser tarde demais para uma cura eficiente.

É o caso, por exemplo, da cardiomiopatia dilatada, mais comum em cães de grande porte e que pode levar à insuficiência cardíaca digestiva: quanto mais cedo se chegar ao diagnóstico através do ECG, mais eficiente será o tratamento para amenizar os sinais decorrentes dessa cardiomiopatia e melhorar a capacidade do coração para bombear sangue.

De uma forma geral, portanto, leves transtornos podem simular cansaço normal pela idade avançada ou mesmo temperamento calmo, quando, na verdade, o coração já pode estar apresentando problemas. E não é raro o cão ir a óbito sem que a causa seja completamente elucidada.

Estima-se que pelo menos 10% dos cães e gatos já em idade avançada sofrem ou têm chance de sofrer com cardiopatias. Só que muitas vezes o veterinário sequer chega a desconfiar de tal diagnóstico simplesmente porque não existe o hábito de fazer uma checagem rotineira do coração.

Cardiopatia10%

Estima-se que pelo menos 10% dos cães e gatos já em idade avançada sofrem ou têm chance de sofrer com cardiopatias.

O monitoramento das funções cardíacas através de um eletrocardiograma em cada visita veterinária não só elevaria o nível da consulta, otimizando a abrangência clínica, como tranquilizaria tutores e poderia evitar que pequenos problemas se tornassem grandes frustrações.

A facilidade com que hoje é possível fazer um ECG propicia excelente custo benefício aos veterinários. Afinal, a medicina preventiva anda a passos largos, sendo cada vez mais aclamada como a medicina do futuro, reconhecida pelo resgate do princípio da saúde.

Por que não fazer da veterinária preventiva um marco do seu trabalho? Através da prevenção de doenças, aumenta-se a saúde do animal. Exames que mostram detalhadamente a condição física permitem que o diagnóstico de possíveis doenças seja feito precocemente. Assim, evita-se que a doença se desenvolva e aumentam-se as chances de tratamento.

Se equipes de experts, mestres e doutores com larga experiência, dedicam-se à criação de aparelhos capazes de fazer leituras precisas dos sinais cardíacos e desenvolvem uma tecnologia segura voltada especialmente para a área veterinária, por que não tornar rotineiro um exame que pode salvar vidas?

Através da prevenção o diagnóstico de possíveis doenças é feito precocemente, evitando o desenvolvimento de doenças e aumentando as chances de tratamento.

Trocar a emergência pela prevenção é uma escolha inteligente, principalmente quando há meios eficazes de diagnóstico precoce, já que algumas cardiopatias podem aparecer ainda em idade jovem, mas são dificilmente percebidas porque costumam logo ser descartadas – ou sequer são cogitadas – por causa da pouca idade do animal. Com o passar do tempo, a tendência é a piora gradual.

Oferecer serviço de qualidade e reduzir o número de óbitos é uma obrigação do profissional de veterinária, principalmente quando se tem acesso a eletrocardiógrafos de tecnologia avançada. A portabilidade garante a utilização em diferentes plataformas e módulos de telemedicina permitem que profissionais capacitados façam a elaboração remota dos laudos, possibilitando a consulta à distância.

A inclusão dos exames de ECG na rotina das consultas veterinárias agrega valor e confiabilidade à clínica, mais respeito ao profissional e a satisfação de estar prestando o melhor serviço possível tanto em relação aos animais quanto aos seus tutores.

E você, já oferece eletrocardiograma aos seus clientes na sua clínica?

Compartilhe com a gente!

Você já conhece o InCardio?

Solicite o catálogo online!

Conhecer

Leave a Reply