Quais os melhores cursos de veterinária do Brasil?

Quais os melhores cursos de veterinária do Brasil?
18 agosto 2015

Quais os melhores cursos de veterinária do Brasil?

A veterinária é uma área multiprofissional com diversas atuações e ao pensar que apenas na clínica ou cirurgia é que há campo de trabalho, cometemos um grande equívoco, pois o leque de atividades vai muito além disso. Portanto, quem deseja ingressar na área terá vários caminhos e desafios a seguir e deve escolher o melhor lugar para iniciar sua profissão e passar os próximos 4 ou 5 anos de sua vida.

O profissional veterinário atua principalmente na saúde animal, mas como consequência, interfere também na saúde humana. Ou seja, um veterinário pode trabalhar na área de sanidade, inspeção de produtos de origem animal (mel, leite, ovos, carne, lã) e vigilância sanitária, em parceria com outros profissionais, por exemplo. Em sua atuação cabe garantir que os animais destinados ao uso humano estejam livres de doenças que possam causar males. Além disso, há campo em institutos de pesquisas, indústrias veterinárias, laboratório de medicamentos e biológicos, consultoria de agronegócio, produção e reprodução na pecuária, zoológicos, clínica e cirurgia.

As melhores universidades de veterinária no Brasil

O Brasil realmente possui inúmeros centros de ensino, públicos e privados, e a escolha na hora de prestar o vestibular pode confundir os futuros profissionais. Neste momento de indecisão, vale recorrer aos resultados de análises feitas por empresas como a Folha de São Paulo e o Guia do Estudante, para tornar a decisão um pouco mais fácil.

As análises levaram em consideração o número de professores com título de doutor ou mestre e o tempo de dedicação (parcial ou integral) à instituição, a opinião de quem contrata os recém-formados, a nota do ENADE (Exame Nacional dos Alunos do Ensino Médio) e a opinião de avaliadores do MEC (Ministério da Educação). Com base nestes indicadores, as universidades receberam pontuações e foram classificadas.

Ranking dos melhores cursos de veterinária

  1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): A faculdade ingressa 120 alunos por ano e conta com a estrutura de um hospital veterinário. Os primeiros três períodos são realizados com aulas no Instituto de Ciência Biológicas direcionadas a uma formação básica. A partir do 4º período, os alunos passam a ter disciplinas mais específicas na Escola de Veterinária.
  2. Universidade Estadual Paulista de Mesquita Filho (UNESP): O curso conta com renomados professores e um grande hospital veterinário. É hoje um dos destinos mais procurados por quem presta residência no Brasil, formando excelentes profissionais de mercado.
  3. Universidade de São Paulo (USP): Também considerada uma das melhores universidades em outros cursos, a USP possui hospital e uma grade curricular repleta de matérias obrigatórias e opcionais. É uma boa escolha para quem deseja atuar na aquicultura ou zooterapia. Vale a pena consultar o site e ver as matérias disponíveis.
  4. Universidade Federal de Viçosa (UFV): Considerada uma das 100 melhores do mundo em Ciências Agrárias e Florestais, e possui o segundo maior número de publicações científicas. Além de estar entre os melhores cursos de veterinária, conta ainda com excelentes programas de extensão e pós-graduação na área. Possui hospital veterinário que auxilia na formação e experiência dos alunos.

Dicas para escolher o melhor curso

Analise bem a profissão e o curso escolhido. Antes de prestar vestibular, busque conversar com quem já se formou ou está estudando na mesma faculdade que você deseja entrar. Procure conhecer a grade curricular e as disciplinas que serão abordadas ao decorrer do curso. Normalmente, no início haverá matérias gerais abrangendo área de ciências sociais, exatas e biológicas. Não se assuste com as matérias como estatística ou economia, no futuro elas serão necessárias.

Durante o curso, o aluno costuma passar por diversas áreas da veterinária, desde a produção de suínos (suinocultura), aves até a clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais. Os assuntos são muito variados e abrangem todos os gostos (ou quase todos). Mas se sua área de interesse, por exemplo, é sobre animais silvestres e exóticos, é bacana ver se sua faculdade tem esta disciplina na grade curricular.

Seja qual for a universidade escolhida, deve-se ter em mente que muito do sucesso depende do estudante. É claro que se o local for bem equipado, com excelente estrutura e profissionais qualificados fica mais fácil, porém, de nada adianta se o aluno não se dedicar a aprender e continuar aprendendo depois que receber o diploma. Aí se iniciam outras jornadas em busca de mais conhecimento, são as pós-graduações lato sensu ou strictu sensu. Afinal, conhecimento nunca é demais, certo?

Qual faculdade você considera a melhor do país? Como foi a sua experiência de graduação? Conte tudo para gente! 

Leave a Reply