Saiba tudo sobre Telemedicina Veterinária

Aumento seu portfólio de serviços!
ECG Veterinário
16 junho 2014

Saiba tudo sobre Telemedicina Veterinária

O uso da tecnologia a serviço da saúde ajuda a diminuir a distância entre o paciente e o especialista na medicina humana. A essa prática adotou-se o nome de telemedicina. Assim como acontece com as pessoas, muitas vezes os animais precisam de um parecer de um profissional que tenha estudado com mais ênfase em determinada área como na cardiologia, dermatologia ou endocrinologia veterinária. É por isso que a telemedicina veterinária vem crescendo no Brasil.

Por que fazer uso?

Muitas vezes, o médico veterinário que atua em cidades pequenas é o único do município, sem ter com que conversar, trocar ideias ou pedir uma segunda opinião sobre o melhor protocolo a ser adotado. Embora a incidência de otites, dermatites, cinomose, parvovirose e outras doenças sejam as mais corriqueiras, casos graves aparecem, como é o caso das cardiopatias.

Você pode até ter como fazer um ECG na sua clínica, mas decifrá-lo por completo nem sempre está ao alcance de um profissional que atua nas mais diferentes áreas da veterinária. O mais indicado seria a opinião ou um laudo de um cardiologista veterinário, correto? Com a telemedicina isso fica mais fácil. Você pode realizar o exame no seu paciente, enviar para um colega cardiologista ou de outra área, que rapidamente emitirá um laudo e retornará para você com a leitura e diagnóstico. Depois disso, caso necessário, você pode entrar em contato com ele novamente para discutirem o melhor tratamento.

Com isso, o seu paciente não precisou viajar, o proprietário ficou satisfeito e você pode oferecer um tratamento adequado sem grandes custos, como teria se o animal precisasse ser transportado.

Importância da Telemedicina Veterinária

Através desse sistema, animais que não podem ser transportados para outra cidade por estarem debilitados ou por falta de condições financeiras, têm acesso a cardiologistas veterinários e a outros profissionais, tendo como intermediário o clínico veterinário. É interessante também para o profissional que pode ter uma segunda opinião e ter um laudo disponível para basear o tratamento ao seu paciente.

O uso na rotina clínica veterinária

A telemedicina que está mais disponível no Brasil para a medicina veterinária é a voltada para cardiologia. O clínico veterinário que quiser fazer uso desse procedimento e oferecer aos seus pacientes precisa utilizar equipamentos que possuem características digitais. Depois, os exames são enviados para a central de análise.

Após o laudo fornecido, há a parte de interação diagnóstica. Vários centros de telemedicina veterinária oferecem interação através da internet, que facilitam a comunicação e permitem a discussão dos resultados e da postura a ser tomada.

Realizar Exame

Realize a aquisição dos sinais de ECG do animal de maneira rápida e prática, através do InCardio.

Enviar para a Central

Com apenas um clique, o exame realizado será enviado para a central de telemedicina InCardio.

Receber laudo

Em até 24h após o envio, você receberá uma notificação e poderá receber seu laudo diretamente pelo software ou no portal WEB.

Vale ressaltar que esse tipo de exame não será importante apenas para os pacientes que chegarem com sinais clínicos que indiquem a cardiopatia, mas também para os que forem a sua clínica para um check up de rotina. Diagnosticar uma cardiopatia antes de ela apresentar sinais clínicos é a garantia de um tratamento antecipado e mais eficaz.

Lembre-se disso e tenha um ECG em sua clínica!

Você ficou com alguma dúvida sobre Telemedicina Veterinária?

Comente abaixo e vamos trocar informações!

Você já conhece o InCardio?

Solicite o catálogo online!

Conhecer

2 Responses

  1. Jorge

    Boa tarde, possuo uma clínica e pretendo obter o eletrocardiograma de vocês caso haja a possibilidade da telemedicina. Quanto está o valor da telemedicina eletrocardiográfica? obrigado

  2. Pingback : InPulse Animal Health Blog Como preparar o pet para o eletrocardiograma? Veja como explicar para o tutor - InPulse Animal Health Blog

Leave a Reply