SBCV está habilitada a conceder título de especialista em cardiologia veterinária

SBCV está habilitada a conceder título de especialista em cardiologia veterinária
28 Março 2017

SBCV está habilitada a conceder título de especialista em cardiologia veterinária

A resolução 1140, de 11 de fevereiro de 2017 habilitou a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV) a conceder o Título de Especialista em Cardiologia Veterinária, título até então inédito no país.

O especialista em cardiologia veterinária tem como legado contribuir de forma importante para a investigação médica de doenças cardiológicas, do sistema circulatório e na busca por formas de melhorar o diagnóstico e a qualidade de vida dos animais. A maioria dos cardiologistas veterinários trabalha com animais de pequeno porte como cachorros e gatos, no entanto, alguns se especializam em animais exóticos ou em animais de grande porte, incluindo cavalos e búfalos.

Quer saber mais sobre o especialista em cardiologia veterinária? Já pensou em fazer essa especialização? Fique por dentro no post de hoje!

Especialistas no tratamento de doenças do coração

Especialistas em cardiologia veterinária são profissionais que se concentram no diagnóstico e tratamento de doenças do coração e da circulação (circulações pulmonares e sistêmicas). Na medicina veterinária, a cardiologia é considerada uma subespecialidade.

Como muitos animais que desenvolvem doenças cardíacas são idosos, os especialistas em cardiologia veterinária frequentemente aplicam o seu conhecimento em medicina na gestão da melhoria da qualidade de vida desses pacientes. Como acontece com qualquer “especialista em órgãos”, os cardiologistas veterinários são treinados para avaliar doenças cardíacas em qualquer espécie animal, incluindo cães, gatos, cavalos, papagaios, lagartos e ratos.

Procedimentos diagnósticos avançados

A avaliação de doenças cardíacas requer, frequentemente, o uso de equipamentos ou procedimentos diagnósticos avançados, tais como:

  • eletrocardiograma (ECG),

  • ecocardiograma (ultrassom),

  • angiografia ou tomografia computadorizada (CTA),

  • radiografia,

  • fluoroscopia ou radioscopia,

  • monitoramento da pressão arterial,

  • monitoramento eletrocardiográfico ambulatorial (Holter ou monitor de eventos)

Esses exames irão oferecer ao especialista em cardiologia veterinária uma visão completa sobre a estrutura e função (ou disfunção) da musculatura cardíaca, válvulas cardíacas e dos vasos sanguíneos. O especialista também realizá um exame físico completo no animal, e com base nesses achados iniciais, irá avaliar a necessidade de testes ou exames adicionais.

Tratamento e gestão de doenças cardíacas em animais de estimação

O tratamento de doenças cardíacas e vasculares em animais de estimação geralmente envolve terapia médica (incluindo medicamentos orais ou tópicos). Em algumas doenças congênitas (anormalidades do coração que se desenvolvem antes do nascimento), cirurgias minimamente invasivas podem ser indicadas para correção ou redução da gravidade dos defeitos. A cirurgia cardíaca também é indicada para pacientes mais velhos no tratamento de doenças pericárdicas, distúrbios do ritmo cardíaco (quando é necessário o implante de um marcapasso) e para a remoção de tumores cardíacos.

Como a maioria das doenças do coração são tratáveis, mas não totalmente curáveis, é preciso submeter o paciente à terapia crônica. O tratamento médico bem-sucedido envolve a reavaliação frequente do estado de saúde do animal. Consequentemente, os donos de animais de estimação com problemas cardíacos muitas vezes constroem uma relação estreita com o cardiologista veterinário do seu animal. Com diagnósticos precisos, acompanhamento e cuidados adequados, os cardiologistas veterinários ajudam os animais com doenças cardíacas a viverem vidas mais longas e mais saudáveis.

E você? Já pensou em se tornar um especialista em cardiologia veterinária? Quer saber mais sobre o assunto? Comente com a gente!

Leave a Reply