Você sabia que muitos dos casos de morte em pequenos animais poderiam ser evitados?

15 julho 2014

Você sabia que muitos dos casos de morte em pequenos animais poderiam ser evitados?

O mundo dos animais não é muito diferente do mundo dos seres humanos quando a questão é a saúde: eles também podem ser acometidos por diversos problemas que, se não forem diagnosticados e tratados de forma adequada, podem levar ao óbito.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem a quarta maior população de animais domésticos: cerca de 58 milhões. Quando se fala em cães e gatos, o país fica em segundo lugar: 37,2 milhões de cães e 21,4 milhões de gatos.

Só com esses dados dá pra ter uma ideia do quanto eles são presentes na vida dos brasileiros. O que muitos não sabem é que os problemas cardíacos são muito mais frequentes do que se imagina: um a cada dez animais de estimação morrem precocemente por causa de doenças no coração, segundo o veterinário Marcos Barrouin Melo, em entrevista ao portal R7.

Isto acontece porque eles nem sempre são percebidos a tempo ou tratados com a seriedade que o caso necessita simplesmente porque não são feitos exames básicos para determinar a gravidade da doença, como um simples ECG. Ou seja, muitas mortes de pequenos animais poderiam ser evitadas com a simples realização do exame.

Para se ter uma ideia do problema, uma pesquisa realizada em 2008 pela empresa Boehringer Ingelheim com proprietários de cães na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, descobriu que um em cada quatro cães com mais de sete anos tem uma doença cardíaca. O que mais assusta é que metade dos donos não sabe se o seu animal tem ou não algum problema cardíaco.

Doenças Cardíacas25%

Telemedicina e EGC no combate às doenças cardíacas

Nem sempre é fácil encontrar um veterinário cardiologista, mas a presença física deste profissional já não é tão necessária graças à tecnologia, que permite que o funcionamento cardíaco de cães e gatos possa ser avaliado à distância por este profissional através do ECG digital.

O aparelho, que mede os componentes de onda avaliando todos os aspectos do coração, envia o exame por wi-fi para uma equipe de médicos cardiologistas especializados em diagnóstico, produzindo um laudo que permite o início imediato do tratamento ou a prevenção da doença em caso de suspeita de mau funcionamento cardíaco.

Os aparelhos de eletrocardiograma desenvolvidos exclusivamente para uso veterinário possibilitam a elaboração remota de laudos por profissionais altamente qualificados. Os filtros digitais garantem qualidade do traçados das ondas e oferecem análise por sinais promediados ou componentes da onda, com monitoração em tempo real da frequência cardíaca e qualidade das conexões dos eletrodos com o paciente. Assim, é possível prevenir problemas como distúrbios de condução elétrica e eletrolíticos e arritmias, prevenindo, ainda, os riscos de morte súbita.

O ECG, exame que já existe na medicina humana há mais de 100 anos, é necessário também no pré-operatório, constituindo-se em ferramenta obrigatória para a avaliação cardíaca antes da anestesia, possibilitando a definição de qual protocolo anestésico é o mais indicado, evitando complicações que podem levar à morte do animal durante a cirurgia.

Ao mesmo tempo, o uso do ECG regularmente identifica e ajuda no tratamento das doenças congênitas, que podem se manifestar em qualquer período da vida. Descobrir a patologia que acomete o animal de estimação, sua causa, o local exato do problema e o estágio em que se encontra a doença são passos indispensáveis para garantir a qualidade de vida do animal, mas que só podem ser realizados com eficiência através de exames como o ECG.

A realização de exames como o ECG, os raios-x de tórax e o ecocardiograma são fundamentais principalmente em animais acima de 5 anos, quando cães e gatos começam a sentir o impacto da idade, antes, no entanto, que os sintomas apareçam, prevenindo a morte precoce proporcionando uma vida mais longa e uma velhice saudável.

O InCardio For Vets, por exemplo, é um ECG slim produzido especialmente para a área veterinária. Portátil, trabalha com 12 derivações para diferentes tipos de análise.Acesse nosso site e saiba mais!

Leave a Reply